sexta-feira, 20 de março de 2015

XIII EVEQ - Evento de Educação em Química


O XIII EVEQ acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de junho de 2015 , no Instituto de Química - Unesp Araraquara. Com o tema "Interação escola-universidade: desafios para a construção conjunta de espaços formativos" , o evento contará com a participação de profissionais de várias instituições de ensino para ministrar palestras, mesas-redondas, minicursos e oficinas.

Maiores Informações no Site do evento:  http://www.iq.unesp.br/#!/eveq/apresentacao/

Informações sobre as modalidades e datas para submissão de trabalhos podem ser encontradas no site do evento. A data limite para submissão de trabalhos é 30 de março de 2015.
Serão aceitos trabalhos na área de Educação para a Ciência (Ensino de Química, Física, Biologia e Ciências), nas modalidades relato de experiência ourelato de pesquisa e nos formatos de resumo ou trabalho completo. Os trabalhos devem estar relacionados a um dos cinco eixos temáticos: Formação de professores; Estratégias para o Ensino de Ciências e Processos de Ensino e Aprendizagem; História, Filosofia e Sociologia da Ciência; Avaliação e currículo; e Inclusão no ensino de Ciências.
Evento de Educação em Química, EVEQ, é um evento anual promovido por docentes e estudantes do Instituto de Química e da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara que visa se consolidar como espaço que congrega pesquisadores da área de Educação e de Ensino, estudantes de pós-graduação, estudantes de graduação, professores do Ensino Superior e da Educação Básica com a finalidade de discutir pesquisas acadêmico-científicas e experiências didático-pedagógicas no âmbito do Ensino de Ciências/Química. Além disso, o evento pretende contribuir para o processo de formação inicial e continuada de professores por meio de palestras, mesas redondas, minicursos e oficinas que fomentem o intercâmbio de experiências e o aprimoramento profissional de seus participantes.
Neste ano, a proposição do tema “Interação escola-universidade: desafios para a construção conjunta de espaços formativos” justifica-se em virtude da necessidade do estreitamento das relações entre as instituições educativas de modo a construir espaços horizontais tanto de construção coletiva do conhecimento como de sua democratização. O XIII EVEQ pretende, de modo especial, debater propostas de materialização da interação frutífera e bilateral entre escola e universidade que vêm sendo ou que podem ser vivenciadas no tocante à realização dos estágios curriculares da licenciatura durante a formação inicial de professores, ao Programa de Iniciação à Docência (PIBID), à formação continuada de professores em serviço, ao enfrentamento dos problemas do cotidiano escolar, a ações de extensão, dentre outras questões contemporâneas inseridas nessa interface. Enfim, pretende-se discutir propostas destinadas a superar a visão reducionista de que a universidade produz conhecimento que a escola deve acriticamente colocar em prática e que se destinam a ampliar as potencialidades para a formação inicial e continuada de professores de Química e para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
Contamos com sua participação!
Página do Evento no Facebook: https://www.facebook.com/XEveq

Nenhum comentário:

Postar um comentário