O Curso


O QUE É A QUÍMICA?

Quando uma folha de árvore é exposta à luz do sol e é iniciado o processo da fotossíntese, o que está ocorrendo é química. Quando o nosso cérebro processa milhões de informações para comandar nossos movimentos, nossas emoções ou nossas ações, o que está ocorrendo é química. A química está presente em todos os seres vivos. O corpo humano, por exemplo, é uma grande usina química. Reações químicas ocorrem a cada segundo para que o ser humano possa continuar vivo. Quando não há mais química, não há mais vida.
Há muitos séculos, o homem começou a estudar os fenômenos químicos. Com o tempo, foram sendo descobertos novos produtos, novas aplicações, novas substâncias. O homem foi aprendendo a sintetizar elementos presentes na natureza, a desenvolver novas moléculas, a modificar a composição de materiais. A química foi se tornando mais e mais importante até ter uma presença tão grande em nosso dia-a-dia, que nós nem nos damos mais conta do que é ou não é química.
O que sabemos, no entanto, é que, sem a química, a civilização não teria atingido o atual estágio científico e tecnológico que permite ao homem sondar as fronteiras do universo, deslocar-se à velocidade do som, produzir alimentos em pleno deserto, tornar potável a água do mar, desenvolver medicamentos para doenças antes consideradas incuráveis e multiplicar bens e produtos cujo acesso era restrito a poucos privilegiados. Tudo isso porque QUÍMICA É VIDA.

Texto extraído de www.abiquim.org.br


O QUE O QUÍMICO FAZ?
Você já parou para pensar que, em pelo menos, uma etapa de qualquer processo produtivo, acontecem modificações de propriedades de matérias? Não entendeu nada? Vamos a um exemplo: em uma indústria automobilística, desde a fabricação da carroceria até a inspeção da qualidade da tinta utilizada na pintura do veículo, são feitas análises de reações químicas para alcançar o resultado desejado. Esse trabalho é feito por um Químico. Essa é apenas uma das muitas áreas de atuação desse profissional. O profissional pode ministrar aulas, trabalhar em indústrias, laboratórios de controle de qualidade, centros de pesquisa, laboratórios de análises químicas, físico-químicas, química-biológica, bromatológicas, toxicológica e legal. Além disso, é possível tornar-se supervisor, coordenador, orientador, assessor, consultor e representante químico e atuar em vistorias, perícias, avaliação, elaboração de pareceres, laudos e atestados.


OS CURSOS DE QUÍMICA – ILES/ULBRA

QUÍMICA LICENCIATURA (Extinção) 


O curso de Química Licenciatura do ILES/ULBRA - Itumbiara destina-se à formação de professores para o ensino fundamental e médio, direcionando o ensino em teórico-prático e científico, porém o profissional é apto e habilitado a trabalhar em todos os campos descritos anteriormente. Para isso, busca-se subsidiar a construção do conhecimento de forma interdisciplinar e contextualizada, possibilitando o desenvolvimento da autonomia do aluno na solução de situações-problemas relacionados ao contexto a que se insere a sua atuação. O currículo contempla disciplinas para formação básica e profissional, e disciplinas optativas que juntas asseguram o conteúdo específico mínimo necessário à formação do profissional da área.

O Licenciado em Química pode também exercer a docência nas Instituições de Ensino Superior, seguindo a carreira universitária e desenvolvendo todas as atividades a ela concernentes; bem como ter registro junto aos Conselhos Regionais de Química (CRQ). Registrando-se nos CRQ o licenciado em Química poderá exercer as seguintes atribuições (Resoluções normativas No 94 de 19.09.1986 e Nº 36 de 25.04.1974):
• Direção, supervisão, programação, coordenação, orientação e responsabilidade técnica no âmbito das atribuições respectivas.
• Assistência, assessoria, consultoria, elaboração de orçamentos, divulgação e comercialização, no âmbito das atribuições respectivas.
• Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento e serviços técnicos; elaboração de pareceres, laudos e atestados, no âmbito das atribuições respectivas.
• Exercício do magistério, respeitada a legislação específica.
• Desempenho de cargos e funções técnicas no âmbito das atribuições respectivas.
• Ensaios e pesquisas em geral. Pesquisa e desenvolvimento de métodos e produtos.
• Análise química e físico-química, químico-biológica, bromatológica, toxicológica e legal, padronização e controle de qualidade.

O Curso de Ciência – Licenciatura Plena em Química habilita o aluno a inscrever-se em programa de pós-graduação em Instituições de Ensino Superior, com oportunidade de dedicar-se mais profunda e intensivamente à pesquisa científica.


BACHARELADO (Ênfase em Química Industrial)


O curso de Química Bacharelado do ILES/ULBRA tem como objetivo a formação de profissionais para atuar nos diversos campos especializados da Química. Capacita a realizar consultorias, elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisas; análises químicas e sínteses de produtos químicos; exercício de responsabilidade técnica; controle de qualidade; emissão de pareceres e laudos técnicos; supervisão e execução de serviços de assistência técnica no comércio e indústria de produtos químicos; controle da pureza e do processo de obtenção de substâncias.

Também fará a realização de ensaios físico-químicos em empresas de produtos químicos, laboratórios de análises e pesquisas em instituições de ensino; operação e manutenção de equipamentos e instalações; execução de trabalhos técnicos, reparos e manutenção; pesquisa e desenvolvimento de operações e processos industriais; estudo, elaboração e execução de projetos de processamento e estudo de viabilidade técnica e técnico-econômica no âmbito das atribuições respectivas.

O curso é composto por 9 semestres, e inicialmente, todos os alunos recebem uma formação fundamental que envolve disciplinas de Química, Física e Matemática. Posteriormente entram em contato com as áreas especificadas da Química: Química Orgânica, Química Inorgânica, Físico-Química, Química Analítica, Bioquímica, além de contar com disciplinas voltadas para a área industrial, como Microbiologia e biotecnologia industrial, Processos Industriais, Tratamento de Efluentes Industriais, dentre outras, com o objetivo de lhes proporcionar conhecimentos necessários em áreas nas quais futuramente atuarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário